REVISTA SÃO MAMEDE

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Nordeste terá volume tão grande de chuvas que vai modificar até a geografia, dizem pesquisadores da USP

HPIM0163

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ao Correio Online, chuvas torrenciais trarão um volume de água tão grande, a ponto de modificar a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas fauna e flora

HPIM0163
“O Sertão vai virar mar… Dá no coração, o medo que algum dia o mar também vire Sertão”. A segunda parte do refrão já aconteceu em várias localidades do Nordeste, onde rios viraram poeira. A primeira e mais improvável, pode não ser tão improvável assim e se tornar realidade nas próximas décadas, de acordo com a previsão de estudiosos sobre prognósticos do clima a médio e longo prazo. Após sofrer por várias décadas com a seca, o Nordeste brasileiro pode ir para o outro extremo e sofrer com excesso de chuvas, que começariam em 30 anos, de acordo com as previsões.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ao Correio Online, chuvas torrenciais trarão um volume de água tão grande, a ponto de modificar a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas fauna e flora. O desastre ambiental será provocado pela ação do homem, que resulta em emissão de gases do efeito estufa em atlas concentrações e desequilibram o clima no planeta. O resultado disso é que as correntes marinhas irão reduzir em até 44% sua intensidade, provocando super aquecimento das águas do Atlântico, nas imediações da região Nordeste, produzindo maior evaporação e formação de chuvas em excesso.
“O aquecimento global vai arrefecer as correntes marinhas de duas formas. Uma delas é intensificando as chuvas nas altas latitudes do Atlântico Norte, onde as águas precisam ser mais densas para afundar e retornar ao Sul, realimentando as correntes. Se chove muito, reduz a salinidade da água e consequentemente sua densidade, dificultado o afundamento. A outra forma é derretendo as calotas de gelo sobre a Groenlândia, liberando água doce e também reduzindo a salinidade da água, exatamente nos sítios de formação das águas profundas, onde as correntes marinhas fazem o retorno”, explicou o professor de Ciências da USP, Cristiano Chiessi, coordenador da pesquisa que estuda os efeitos da redução das correntes marinhas.

21 comentários:

  1. Esses idiotas é suas sandices. Eles não sabem de nada e o alarmismo visa apenas influenciar a opinião pública sobre problemas que nem existem. Climatologistas ridículos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário dos que criticam por criticar (críticas sem fundamentos, sem bases científicas e furadas) sem ter o conhecimento da área, sem ler pelo menos uns quatro artigo para criticar com argumentos sólidos, Os idiotas que vc fala deveriam ter investido pesado nas suas pesquisas e estudo, deveria ter seus trabalhos avaliados e debatido portanto apesar das suas limitações, sabem de algo devem saber com propriedade o que estão abordando pois são temas da sua área, . Tem que se saber criticar, não adianta criticar uma teoria ou uma tese científica sem conhece-la minuciosamente, conforme profissionais falam: PARA UMA PESSOA CRITICAR UMA TEORIA, DEVE CONHECER MUITO BEM A TEORIA E TALVEZ SABER MAIS DO QUE QUEM FEZ A TEORIA!!

      Excluir
    2. Concordo perfeitamente! Criticar uma teoria precisa ter embasamento científico. Mas cadê a teoria? Desde quando um amontoado de asneiras pode ser considerado teoria científica? Chamar esta insanidade de teoria científica é uma inequívoca confissão de idiotice!!!

      Excluir
  2. Eu não acredito muito em previsões desse tipo; daqui a trinta anos pode ser que o homem deixe de intervir negativamente na Natureza, e portanto esse desastre ecológico pode não ocorrer.

    ResponderExcluir
  3. O povo nordestino sofre muito com a seca, e acho que precisa de chuva, mas em excesso talvez mude mesmo a fauna e a flora do nordeste. Esperamos que não, pois o Nordeste sempre sofre com a seca, e será que sofrerá com o excesso de água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês deveriam conhecer o nordeste melhor... Blz.

      Excluir
  4. O povo nordestino sofre muito com a seca, e acho que precisa de chuva, mas em excesso talvez mude mesmo a fauna e a flora do nordeste. Esperamos que não, pois o Nordeste sempre sofre com a seca, e será que sofrerá com o excesso de água?

    ResponderExcluir
  5. Mais ecopilantras querendo verbas públicas para "pesquisar" mentiras acadêmicas catastróficas...

    ResponderExcluir
  6. DEUS SEJA LOUVADO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que o mundo vai se modificar isto é líquido e certo, porque tudo na natureza é cíclico e nosso ciclo esta chegando ao fim. Existem muitas "bombas-relógio" armadas na natureza prontas para modificar a estrutura geográfica do planeta e como consequência povos inteiros deixarão de existir e outros migrarão para regiões menos afetadas. A ação do homem frente aos recursos naturais esta devastando o planeta e exaurindo suas fontes. Crescemos populacionalmente e cada vez mais precisamos de alimento em larga escala. Com isso a terra vai sendo bombardeada com agro-tóxicos; fábricas e mais fábricas para gerar emprego; pesca predatória em larga escala e o lixo cada vez mais poluente nos rios, lagos e mangues que são o berçário de reprodução de milhares de espécies. A chuva do nordeste? Que lo çá. São previsões baseadas em mapas atuais e isto não significa que amanhã, mediante eventos de outra natureza, como vulcões, terremotos,furacões, etc, não possam mudar este quadro. Afora tudo isso ainda temos o homem bélico prontinho para acender o pavio da 3ª guerra mundial. Espero que isto nunca aconteça.

    ResponderExcluir
  8. Previsão é fácil de fazer, ver tais previsões realizadas é outra história, Hoje vemos erros constantes na previsão diária,e daqui a trinta anos, vamos esperar para ver,

    ResponderExcluir
  9. Só quem sabe e Deus, a falta de chuva é o pecado a resposta está na palavra de Deus para que a chuva, volte está em 2cronicas capítulo 7:13e14

    ResponderExcluir
  10. A falta de chuva e por causa do pecado e a resposta esta na palavra de Deus muitos cientistas tentao descobrir porque está sem chuva e o pecado cadavez aumentando eles passam o tempo estudando outras coisas, enquanto está a resposta na palavra 2cronicas 7:13e14

    ResponderExcluir
  11. Os caras não acertam nem a previsão do tempo do dia seguinte... USP aquela que forma maconheiros militantes esquerdinhas???

    ResponderExcluir
  12. Seus irracionais vocês deveriam conhecer o nordeste... Nordeste este que se limita na mente limitada de vocês. Deixem de lado essa mentalidade eurocêntricas e pesquisem melhor sobre o nordeste e nordestino... Atas desqualificadas...

    ResponderExcluir
  13. Hoje o tempo é parcialmente nublado, com chuvas esparsas em pontos isolados. Pronto, duvido que eu erre essa previsão do tempo.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que sim sabe porque.Com a disputa de agua vao destruir o amazonia e ai a area seca do nordeste com influencia do homem vai inundar o nordeste e o Brasil deixara de produzir pra comprar alimento de fora ainda mais com um governo entreguista como esse vao vender tudo pra ter alimento daqui pra frente

    ResponderExcluir
  15. Se a ciência nada cria nem soluciona problemas, por que procurar um médico e tomar remédios para curar seus males? Por que utilizar meios de transportes criados pelos homens para encurtar distâncias?

    Deus deu ao homem o livre arbítrio para criar e descobrir meios para viver melhor em todo o Universo por ELE criado.

    Quem não estuda não se desenvolve intelectualmente e nada cria em prol de si e dos seus semelhantes.

    Ai de todos nós se não existissem as ciências exatas e os cientistas!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!